Home Institutos e Fundações
Institutos e Fundações



 

 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.


 

 O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.


 

A Fundação Konrad Adenauer é uma fundação alemã que simpatiza com os valores do partido político CDU, União Democrata Cristã da Alemanha. Como cofundador do partido CDU e primeiro Chanceler alemão, Konrad Adenauer (1876–1967) aglutinou as tradições sociais, cristãs, conservadores e liberais. O seu nome representa a visão da reconstrução democrática da Alemanha, a consolidação externa numa sociedade de valores transatlânticos, transfronteiriços, a visão da unificação europeia e a orientação na economia social do mercado.


  

 Fundado em 1987, o Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma Organização-Não-Governamental de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária, pluralista e reconhecida como entidade de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal. A cidade e a atuação no campo das políticas públicas e do desenvolvimento local definem a sua identidade, assim como a cidadania, como conquista democrática, é o eixo articulador de sua intervenção dirigida à construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas.


 

Presente em mais de 100 países a Fundação Friedrich Ebert está no Brasil há mais de 30 anos e promove a democracia, o desenvolvimento, a justiça social, sindicatos livres e fortes bem como a defesa dos direitos humanos e a igualdade étnico-racial e de gênero. Ela acompanha de forma ativa a formação e consolidação das estruturas da sociedade civil e do Estado.


 

O Conselho Federal de Contabilidade, criado pelo Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, é uma Autarquia Especial Coorporativa, dotado de personalidade jurídica de direito público. Entre suas finalidades, estão os pressupostos de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade , cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.


 

A Confederação Nacional de Municípios – CNM é uma entidade municipalista com 30 anos de existência que  luta pelo fortalecimento da autonomia municipal e do movimento municipalista, contribuindo com soluções políticas e técnicas  para excelência na gestão e qualidade de vida da população. Ela foi constituída a partir dos anseios dos dirigentes de federações, associações estaduais e microrregionais de municípios que se ressentiam de uma entidade representativa que, principalmente em nível nacional, defendesse os interesses institucionais do ente municipal e propugnasse pelo seu fortalecimento.


 

O Instituto Social Íris é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1999 e tem como missão desenvolver condições favoráveis para a instauração, instrumentalização e funcionamento de uma rede de Controle Social. Rede esta estruturada de forma a proporcionar mecanismos de apoio a Sociedade Civil Organizada para que esta possa participar, como agente ativo, das ações e decisões do Estado Brasileiro, principalmente no que se refere a alocação de recursos para execução das suas Políticas Públicas.


 

Fruto do empenho e experiências compartilhadas de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI, tem em sua missão institucional promover a pesquisa, a produção e a divulgação do conhecimento em Contabilidade, Atuária e Finanças, além de dar suporte operacional e financeiro ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP.


 

O Cidade Democrática é a principal iniciativa do Instituto Seva, entidade sem fins lucrativos com qualificação de OSCIP, composta e dirigida por especialistas em questões como juventude, novos modelos de negócios sustentáveis, saúde, cultura, empreendedorismo social e meio ambiente. Tendo começado a operar em 2009, o sítio eletrônico se insere no atual contexto de transformação das mídias e suas relações com os cidadãos, a sociedade civil e o poder público. Nossa missão é ser uma ferramenta inovadora que gere comunicação e mobilização para a construção uma cidade melhor. 

 

Copyright by Alexandre Lima