Home Planejamento Estratégico Governamental
Planejamento Estratégico Governamental



 

 

O material disponibilizado nesta oportunidade é parte integrante da disciplina "Planejamento Estratégico Governamental", elaborada pelo excelente Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, Renato Peixoto Dagnino, no curso de Especialização, lato sensu, em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Federal Fluminense - UFF, no âmbito do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - Edital PNAP; que é frutro de uma iniciativa da Universidade Aberta do Brasil, sistema UAB / Capes.

 

Para consultar todo o conteúdo deste material clique nos links relacionados abaixo:

 

- Conceitos Introdutórios ao Planejamento Estratégico Governamental;

- O Planejamento Estratégico Governamental como Convergência e Enfoque;

- Metodologia de Diagnóstico de Situações;

- Metodologia de Planejamento de Situações;

 

Ainda numa abordagem exploratória sobre o assunto vale destacar o excelente material elaborado pelo Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI), vinculado ao Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências (IG) da UNICAMP.

 

O DPCT é um dos centros universitários de maior experiência na América Latina dedicado, desde o início dos anos 80, ao estudo da relação Ciência, Tecnologia e Sociedade, empregando enfoques como os de economia da tecnologia, análise de políticas e sociologia da inovação. As atividades do GAPI contemplam, dentre outras, o desenvolvimento e aplicação de metodologias para prospectiva tecnológica, planejamento estratégico, identificação de oportunidades de inovação especialmente concebidas para o contexto latino-americano.

 

O material aqui disponibilizado faz parte do curso "Gestão Estratégica Pública para Governantes" e pode ser acessado nas seguintes partes:

 

- 1ª Parte (Capítulos 01 a 09);

- 2ª Parte (Capítulos 10 a 13);

- 3ª Parte (Textos de Apoio);

- 4º Parte (Continuação dos Textos de Apoio). 

 

Copyright by Alexandre Lima